Busca avançada
Ano de início
Entree

Horkheimer e o marxismo enquanto teoria critica.

Processo: 02/05107-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marcos Severino Nobre
Beneficiário:Luciana Rodrigues Alves
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dialética   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dialetica | Filosofia | Teoria Critica | Teoria Tradicional

Resumo

Em linhas gerais, este projeto pretende discutir a relação entre o conhecimento e os interesses aos quais ele serve através, sobretudo, dos escritos de Horkheimer sobre teoria do conhecimento nos anos 1930. Estes ensaios tratam da elaboração da Teoria Crítica da Sociedade, uma concepção não ortodoxa de marxismo, como uma forma de suprir as deficiências da teoria tradicional cuja base é o modelo cartesiano. A cada uma das concepções de teoria o autor atribui uma diferente relação com a práxis e um interesse. No caso da teoria crítica, o interesse é a emancipação e a organização racional da sociedade - como podemos ver no ensaio "Teoria Tradicional e Teoria Crítica". O presente projeto visa, portanto, discutir o que significa a teoria crítica na década de 1930, quais são suas possibilidades e dificuldades ao se pretender uma teoria revolucionária. Para melhor analisarmos essa questão será necessária a referência a um importante autor do período com quem Horkheimer dialoga. Trata-se do Lukács de "História e Consciência de Classe". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Luciana Rodrigues. A elaboração da teoria critica da sociedade segundo Lukas e Horkheimer. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.