Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do envolvimento das hélices N- e C-terminais na estabilidade e na via de enovelamento de mioglobina

Processo: 99/09849-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Inacio Ramos
Beneficiário:Euripedes de Almeida Ribeiro Júnior
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação de dinâmica molecular   Dobramento de proteína   Mioglobina

Resumo

Um dos grandes problemas na biologia estrutura é desvendar o mecanismo de enovelamento de proteínas. Uma teoria que pretende explicar esse mecanismo é a que sugere a presença de intermediários na via de enovelamento de proteínas. A apomioglobina de Physeter catodon apresenta um intermediário nesta via. Portanto, o trabalho aqui proposto visa promover mutações que alterem o códon de iniciação e/ou códon de parada de transcrição do cDNA que codifica esta proteína para se obter deleções específicas das regiões N- e C-terminais. Nestas regiões se encontram as hélices A, (B), G e H que estão envolvidas na formação do intermediário. Essas deleções serão úteis para tentar responder questões quanto ao envolvimento dessas hélices na formação, cooperatividade e estavilidade do intermediário e do estado nativo de mioglobina. As proteínas selvagem e mutantes produzidas serão comparadas quanto: 1) A energia livre medida pelo desenovelamento induzido por ureia; 2) Ao perfil do desenovelamento ácido para avaliar o efeito da retirada das hélices ria formação de intermediários; 3) A energia livre medida pelo desenovelamento do intermediário induzido por ureia em pH 4,2 para avaliar a estabilidade, deste intermediário. O monitoramento para as análises e as caracterizações dessas proteínas serão realizadas por técnicas espectroscópicas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Euripedes de Almeida Ribeiro. Estudo do envolvimento das helices N- e C-terminais na estabilidade e na via de enovelamento de mioglobina. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.