Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e isolamento de proteínas que se ligam aos telômeros de Leishmania amazonensis utilizando seleção genética em levedura (sistema one-hybrid)

Processo: 03/00650-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Isabel Nogueira Cano
Beneficiário:Cristina Braga de Brito Lira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/01138-6 - Complexo telomérico de Leishmania spp: dinâmica da replicação, otimização da purificação da telomerase e identificação de possíveis componentes da holenzima, AP.JP
Assunto(s):Telômero   Leishmania mexicana   Leveduras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leishmania Amazonensis | Proteinas Telomericas | Selecao Genetica | Sistema One Hybrid | Telomero

Resumo

Os telômeros formam as extremidades físicas dos cromossomos de eucariotos, são constituídos por seqüências simples de DNA, repetidas em tandem, associadas às proteínas e mantidos pela telomerase, que é capaz de adicionar novas seqüências teloméricas no terminal cromossômico da fita rica em G. As extremidades dos cromossomos de Leishmania são compostas da seqüência telomérica 5'-TTAGGG-3', conservada entre os tripanosomatídeos e outros eucariotos. Até o momento se conhece muito pouco sobre a complexidade da estrutura telomérica e dos fatores que compõe a cromatina telomérica nas Leishmanias. Nossa proposta é identificar componentes proteicos que se ligam especificamente aos telômeros de L. amazonensis, utilizando seleção genética em levedura (sistema "one-hybrid"). A seqüência telomérica do parasita, associada a um marcador de seleção, será integrada no genoma das leveduras. As linhagens modificadas serão co-transformadas com uma genoteca de cDNA do parasita, construída em fusão com o domínio ativo de um fator de transcrição (GaI4). Os transformantes candidatos à expressão das proteínas teloméricas serão identificados em meio mínimo seletivo para o marcador de seleção e subclonados em vetor bacteriano para se proceder com as análises funcionais. Escolhemos L. amazonensis para este trabalho por ser uma das espécies mais amplamente distribuídas e um dos principais causadores da leishmaniose cutânea e cutâneo-difusa no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIRA, Cristina Braga de Brito. Identificação e isolamento de proteinas que se ligam aos telomeros de Leishmania (L.) amazonensis. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.