Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de acaos dos antagonistas de adrenoceptores beta na reatividade vascular em ratos.

Processo: 02/07181-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Edson Antunes
Beneficiário:Fernanda Bruschi Marinho Priviero
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antagonistas   Aorta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adrenoceptores Beta | Antagonistas | Aorta

Resumo

Os antagonistas de adrenoceptores beta são largamente usados no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão arterial bem como na prevenção do infarto agudo do miocárdio. Apesar destes antagonistas serem classificados essencialmente como antagonistas de adrenoceptores beta, os mecanismos pelos quais eles atuam ainda não são completamente esclarecidos. Um dos efeitos observados pelo uso desses antagonistas é a vasodilatação que tem sido atribuída a diferentes mecanismos como, aumento na síntese de NO pelas células endoteliais, bloqueio de canais de cálcio, entre outros. Diversos trabalhos têm avaliado os mecanismos de ação pelas quais os antagonistas de adrenoceptores beta promovem vasodilatação em modelos experimentais de hipertensão arterial. No entanto, não há estudos referentes ao modelo experimental de hipertensão induzido pela inibição da síntese de NO. A proposta deste trabalho é avaliar os efeitos do propranolol, metoprolol e carvedilol na resistência vascular de aorta isolada e leito mesentérico de ratos e investigar os efeitos do tratamento crônico concomitante de L-NAME e antagonistas beta-adrenérgicos sobre a reatividade vascular in vitro, já que tais antagonistas previnem o aumento da pressão arterial induzida pelo L-NAME, embora os mecanismos que levam a este efeito ainda não estejam esclarecidos. Níveis de GMPc, AMPc, catecolaminas, nitrito e angiotensina II serão quantificados neste estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRIVIERO, Fernanda Bruschi Marinho. Mecanismo de ação de antagonistas de adrenoceptores 'beta' na reatividade vascular em ratos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.