Busca avançada
Ano de início
Entree

A interface família-escola na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no município de São Carlos: uma perspectiva ecológica

Processo: 03/05293-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Claudia Maria Simões Martinez
Beneficiário:Renata Christian de Oliveira Pamplin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Inclusão social   Crianças com deficiência   Socialização   Professores   Relações pais-escola   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inclusao | Pai | Perspectiva Ecologica | Professor | Socializacao

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva identificar as variáveis presentes no contexto familiar e escolar que favorecem ou desfavorecem o processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) em escolas regulares do município de São Carlos, verificando quais as percepções de pais e professores sobre a situação de vulnerabilidade ou deficiência da criança e a inclusão. O presente estudo parte do pressuposto de que estas percepções podem favorecer ou não a socialização e a aprendizagem da criança com NEE durante o seu processo de desenvolvimento educacional. A obtenção de tais dados poderá subsidiar a curto e médio prazo a implementação de programas de intervenção em São Carlos que levem em consideração as variáveis presentes em ambos os contextos estudados. Os participantes serão pais, professores de crianças com NEE e gestores da Secretaria de Educação Especial da cidade em questão. Os instrumentos para a coleta de dados serão a aplicação de um questionário com questões fechadas, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Devido ao fato dos dados serem de origem quantitativa e qualitativa, estes deverão primeiramente sistematizar os resultados advindos de cada um dos instrumentos empregados para que posteriormente possam ser inter-relacionados e suas informações cruzadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)