Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradacao de hidrocarbonetos aromaticos policiclicos por fungos ligninoliticos e sua aplicacao no tratamento de solos contaminados.

Processo: 97/09343-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lucia Regina Durrant
Beneficiário:Andrea Roberta Clemente
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citocromo P-450   Tensoativos   Enzimas ligninolíticas   Biorremediação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorremediacao | Citocromo P-450 | Enzimas Ligninoliticas | Fungos Deuteromicetes | Hap | Surfactantes

Resumo

Estudos tem demonstrado que a degradação microbiana de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) é o maior processo que resulta na descontaminação de solos contaminados por esses compostos. Recentemente tem se demonstrado que fungos não pertencentes ao grupo dos basidiomicetos também são capazes de degradar macromoléculas complexas como HAP. Com a realização deste projeto se verificará a capacidade de fungos imperfeitos ligninolíticos de degradar HAP. Também serão determinados os sistemas enzimáticos e as vias metabólicas utilizadas para a degradação, visando assim à aplicação biotecnológica destas linhagens em solos e/ou efluentes contaminados por estes compostos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CLEMENTE, Andrea Roberta. Degradação de hidrocarbonetos aromaticos policiclicos por fungos ligninoliticos e sua aplicação na biorremediação de solos contaminados. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.