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A gênese dos processos de improvisação: o gesto e o estruturado: a improvisação como forma de pensamento musical

Processo: 00/11379-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 20 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Rogério Luiz Moraes Costa
Instituição Sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/05379-0 - Ambiente de composição e performance musical com suporte tecnológico, AP.JP
Assunto(s):Pensamento   Improvisação (representação)   Expressão corporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expressao | Forma | Genese | Gesto/Estruturado | Improvisacao | Pensamento

Resumo

Pretendo neste trabalho investigar o que cerca os processos de improvisação sob o ponto de vista de sua gênese. A pesquisa deve apontar para dois aspectos principais intimamente relacionados: 1) a improvisação enquanto forma de pensamento musical que engloba entre outros itens a questão de se a improvisação se constitui ou não, como um elemento de expansão das linguagens que eventualmente lhe dão suporte; 2) a gênese da improvisação que inclui uma investigação sobre a questão de em que medida o que acontece no presente dos processos de improvisação influi no processo geral. (AU)

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