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Avaliação eletrofisiológica da audição em crianças com distúrbio fonológico: comparação dos resultados obtidos pré e pós terapia fonoaudiológica

Processo: 03/02722-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Carla Gentile Matas
Beneficiário:Renata Aparecida Leite
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno fonológico   Terapêutica fonoaudiológica   Eletrofisiologia   Potenciais evocados auditivos   Crianças   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audiometria De Tronco Cerebral | Criancas | Disturbio Fonologico | Potencial Cognitivo | Potencial De Media Latencia | Terapia

Resumo

O distúrbio fonológico é uma alteração que ocorre em um ou mais níveis responsáveis pelo desenvolvimento do sistema fonológico, sendo três tais níveis: produção, percepção e organização de regras. Crianças com distúrbio fonológico apresentam dificuldades globais no resgate, manipulação e compreensão de informações lingüísticas, permanecendo com tais dificuldades durante toda a vida quando não recebem tratamento clínico. Sabe-se que para ocorrer o desenvolvimento adequado do sistema fonológico, assim como dos outros aspectos da linguagem, é necessário a integridade e o funcionamento adequado do sistema auditivo, tanto na sua porção periférica quanto na central. Segundo a literatura consultada, os potenciais evocados auditivos são utilizados para avaliar a função da via auditiva em crianças com alterações nos diversos aspectos lingüísticos. Portanto, o objetivo deste estudo é comparar os resultados dos potenciais evocados auditivos de curta (ABR), média (MLR) e longa (P300) latências, de 25 crianças audiologicamente normais, entre 8 e 11 anos de idade com diagnóstico de distúrbio fonológico, antes e após 12 sessões de terapia fonoaudiológica. Serão avaliadas também 25 crianças audiologicamente normais, da mesma faixa etária, que não apresentam distúrbio fonológico ou qualquer outra alteração de linguagem, como grupo controle. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA APARECIDA LEITE; HAYDÉE FISZBEIN WERTZNER; ISABELA CRIVELLARO GONÇALVES; FERNANDA CRISTINA LEITE MAGLIARO; CARLA GENTILE MATAS. Auditory evoked potentials: predicting speech therapy outcomes in children with phonological disorders. Clinics, v. 69, n. 3, p. 212-218, . (03/02722-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Renata Aparecida. Avaliação eletrofisiológica da audição em crianças com distúrbio fonológico pré e pós terapia fonoaudiológica. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.