Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização de subpopulações linfocitárias no sangue do cordão umbilical de cães

Processo: 03/03768-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Áureo Evangelista Santana
Beneficiário:Maria Luísa Buffo de Cápua
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Anticorpos monoclonais   Citometria de fluxo   Cordão umbilical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpos Monoclonais | Cao | Citometria De Fluxo | Cordao Umbilical | Subpopulacaoes Linfocitarias

Resumo

Estudos sobre o fenótipo e a função das células do sangue do cordão umbilical humano (SCU) têm sido desenvolvidos para avaliar a imunocompetência do neonato e o potencial de reconstituição hematopoética das células do SCU. Valores de referência clínico-laboratoriais para o SCU humano têm sido estabelecidos por meio da imunofenotipagem da citometria de fluxo. Entretanto, não existem estudos sobre a imunofenotipagem de linfócitos do SCU canino. No presente protocolo experimental será realizada a colheita de sangue do cordão umbilical de 20 fetos de cães, ao final da vida intra-uterina. O sangue será submetido à contagem global de hemácias, leucócitos e plaquetas, determinação do volume globular e da concentração da hemoglobina; contagem diferencial de leucócitos em esfregaços sangüíneos; identificação das populações de linfócitos pan-T, T citotóxicos e T auxiliares marcados pelos anticorpos monoclonais caninos anti-CD3, anti-CD8 e anti-CD4, respectivamente, e sua contagem por meio da citometria de fluxo. De posse dos resultados, vislumbra-se reunir informações sobre as características imunofenotípicas das células linfocitárias pan-T, T citotóxicas e T auxiliares do cordão umbilical canino com o intuito de obter informações sobre o desenvolvimento da imunologia canina, em particular da imunocompetência do neonato, e estabelecer valores de referência clínico-laboratoriais para o sangue do cordão umbilical canino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPUA, M. L. B.; SANTANA, A. E.; NAKAGE, A. P. M.; GODOY, A. V.; KATAOKA, A.. Subpopulações de linfócitos t no sangue de cordão umbilical de cães. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 61, n. 4, p. 791-796, . (03/03768-5)