Busca avançada
Ano de início
Entree

Policromatismo em Drosophila mediopunctata

Processo: 03/10706-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Louis Bernard Klaczko
Beneficiário:Felipe Bastos Rocha
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adaptação biológica   Seleção natural   Biodiversidade   Variação genética   Drosophila
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptacao | Biodiversidade Genetica | Drosophila | Inversoes Cromossomicas | Policromatismo | Selecao

Resumo

A presença de 3 manchas mediais no abdome é típica do grupo tripunctata, de onde aliás decorre seu nome. Em algumas espécies, porém, esta característica é variável. Tal é o caso de Drosophila mediopunctata, na qual há desde moscas sem manchas até moscas com 3 manchas. Esta característica sofre forte influência da temperatura, bem como tem determinação genética com influência marcante do cromossomo II. Há uma associação não-aleatória entre as inversões do segundo cromossomo e este policromatismo. Em estudos realizados com populações naturais desta espécie, foi constatado um padrão de variação que sugere a ação da seleção natural, talvez seleção sexual. Sendo assim, o objetivo deste projeto é tentar detectar a ação da seleção sobre o policromatismo de manchas abdominais de D. mediopunctata e verificar se ela é dependente de estímulos visuais. Para tal, utilizaremos populações artificiais mantidas em temperatura constante, sendo que metade destas estará exposta a um fotoperíodo, e réplicas que ficarão permanentemente no escuro, anulando, portanto, qualquer possibilidade de ação de estímulos visuais que possam guiar a seleção. Testaremos, também, se há diferenças no sucesso sexual e/ou no tamanho de animais com diferentes padrões de policromatismo. Finalmente, tentaremos localizar no segundo cromossomo um gene de efeito principal, através de cruzamentos com estirpes com mutações de efeito visível marcando diferentes regiões deste cromossomo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Felipe Bastos. Pigmentação em Drosophila mediopunctata: plasticidade fenotipica e herdabilidade. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.