Busca avançada
Ano de início
Entree

Producao de biomassa, rendimento e composicao do oleo essencial de manjericao (ocimum basilicum l.) em funcao de reguladores vegetais.

Processo: 03/09609-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:João Domingos Rodrigues
Beneficiário:Adriana Pacheco Barreiro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ocimum basilicum   Produção   Reguladores vegetais   Biomassa

Resumo

O trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de reguladores vegetais na produção de biomassa, rendimento e composição do óleo essencial produzido pela espécie Ocimum basilicum L. cv. Genovese, bem como o horário de retirada do material vegetativo no teor de óleos essenciais. O experimento será conduzido em casa de vegetação do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências, Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Serão instalados dois experimentos, sendo o primeiro utilizado para avaliar o teor de óleos essenciais. Para tanto, de cada vaso será coletada toda a parte aérea, separando-se as folhas das inflorescências, de uma planta às 10 horas da manhã e outra planta às 17 horas. O rendimento do óleo essencial será calculado em folhas e inflorescências (botão floral, flores em antese e frutos). Também será realizada a análise da composição química dos óleos essenciais que será conduzida em cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massa. O segundo experimento será utilizado para avaliar as variáveis de crescimento da planta. Para tanto, as plantas serão, cuidadosamente, retiradas dos vasos, com menor prejuízo das raízes e separadas em raiz, caule, folhas e inflorescências. As variáveis observadas serão massa de matéria seca, área foliar e relação parte aérea/raiz. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (teste F) e as médias comparadas através do teste Tukey, a 5% de probabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARREIRO, Adriana Pacheco. Produção de biomassa, rendimento e composição do óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.) em função de reguladores vegetais. 2006. 96 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.