Busca avançada
Ano de início
Entree

A crítica de Schopenhauer a dialética hegeliana

Processo: 03/14029-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola
Beneficiário:Flamarion Caldeira Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Ética (filosofia)   Dialética   Razão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dialetica | Etica | Experiencia | Ideologia | Pessimismo | Razao

Resumo

Trata-se de desenvolver pesquisa monográfica sobre a interpretação e a crítica que Schopenhauer oferece da filosofia de Hegel. Nossa intenção consiste em discutir o possível parentesco entre o pessimismo da filosofia de Schopenhauer, expresso em sua ética, com uma certa visão apologética do capitalismo, conforme notado por Lukács em A Destruição da Razão: Ao separar a ética das preocupações políticas e sociais, o filósofo de Danzig teria construído uma moral capaz apenas de oferecer um sucedâneo para o indivíduo burguês, abatido pela decadência do sistema capitalista na Alemanha em meados do século XIX. Outros autores, como Horkheimer, assinalam, no entanto, o inconformismo de Schopenhauer diante da sociedade opressora. A partir desse debate, procuraremos analisar conjuntamente a ética, a política e a filosofia da religião de Schopenhauer para discutir as diferentes leituras de sua filosofia no que diz respeito às questões político-ideológicas. Para isso será necessário um confronto com a filosofia hegeliana, ostensivamente criticada por Schopenhauer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Flamarion Caldeira. A \miragem\ do absoluto - Sobre a contraposição de Schopenhauer a Hegel: crítica, especulação e filosofia da religião. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.