Busca avançada
Ano de início
Entree

O palimpsesto epigramático de Marcial: intertextualidade e geração de sentidos na obra do poeta de Bilbilis

Processo: 03/12906-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio de Vasconcellos
Beneficiário:Robson Tadeu Cesila
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Intertextualidade   Epigrama
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Alusiva | Epigrama | Intertextualidade | Marcial | Poesia Latina

Resumo

Assim como toda a literatura da Antigüidade, a obra do poeta latino Marco Valério Marcial se constituiu sob o signo da imitatio ou mímesis, nome que os antigos davam ao procedimento em que o autor, para produzir sua obra, retomava de alguma forma a obra de outro autor, consagrado pela tradição literária, dando um tratamento próprio aos elementos dele emprestados. Em um número enorme de epigramas, dentre os 1555 que Marcial compôs, podem ser constatadas várias marcas dessa imitação, várias alusões às produções de outros autores, sejam eles prosadores ou, muito mais comumente, poetas. Tais alusões, que ocorrem de múltiplas formas e através de diversos mecanismos, podem proporcionar os mais diversos efeitos de sentido no texto do epigramatista, a depender do autor evocado, do mecanismo de alusão adotado, do contexto em que o elemento emprestado é inserido, enfim, da maneira como o poeta trata e incorpora a seu texto as vozes de outros textos e autores. Assim, esta pesquisa de Doutorado pretende propor a tese de que a relação intertextual (os termos e conceitos serão mais bem definidos no decorrer deste projeto) que se estabelece entre os epigramas de Marcial e as obras de outros autores latinos (em especial Catulo, Virgílio e Ovídio) pode produzir novos significados, gerar novos sentidos na poesia do epigramatista, tornando-a ainda mais rica e surpreendente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CESILA, Robson Tadeu. O palimpsesto epigramatico de Marcial: intertextualidade e geração de sentidos na obra do poeta de Bilbilis. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.