Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia da reproducao de duas especies de mucuna (fabaceae, faboideae, phaseoleae) - embriologia, citogenetica e genetica populacional - do litoral norte de sao paulo.

Processo: 04/02359-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marlies Sazima
Beneficiário:Kayna Agostini
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Citogenética   Mucuna   Mata Atlântica   Embriologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citogenetica | Ecologia Da Reproducao | Embriologia | Genetica Populacional | Mata Atlantica | Mucuna

Resumo

Ocorre alta incidência de aborto de frutos e sementes nas Fabaceae, mas pouco se conhece sobre as causas desse processo. Em M. urens ocorre alta produção de frutos e sementes, enquanto em M. "japira" sp. nov. a produção é muito baixa, devido aos abortos, embora em ambas haja grande número de flores. Os objetivos deste projeto são: 1) determinar o sistema reprodutivo de M. urens e M. "japira" sp. nov. para detectar as causas das diferentes taxas de produção de frutos; 2) desenvolver estudos para analisar o desenvolvimento do óvulo e dos primeiros estágios da semente e verificar a ocorrência de anormalidades no processo reprodutivo; 3) desenvolver estudos anatômicos e citogenéticos para verificar o índice meiótico e se existem anormalidades no decorrer da microsporogênese; 4) verificar o efeito dos componentes de fecundidade no processo reprodutivo; 5) desenvolver análises de sistemas isoenzimáticos para caracterizar a variabilidade genética nas populações naturais, 6) complementar informações sobre o padrão fenológico de floração, morfologia, anatomia e biologia floral de M. urens. A utilização conjunta de dados de biologia reprodutiva com os de embriologia, citogenética, genética populacional e ecologia da polinização podem acrescentar informações às possíveis causas e conseqüências dos abortos. A importância do presente trabalho consiste em estudar espécies nativas da Mata Atlântica, carente de dados biológicos sobre reprodução e polinização e ampliar os conhecimentos sobre este ecossistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGOSTINI, Kayna. Ecologia da reprodução de duas especies de Mucuna (Leguminosae, Faboideae, Phaseoleae): embriologia, citogenetica e variabilidade genetica - do litoral norte de São Paulo. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.