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Um estudo acerca da pluralidade das matematicas.

Processo: 04/02670-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Miguel
Beneficiário:Denise Silva Vilela
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Etnomatemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjetivacoes Da Matematica | Educacao Matematica | Etnomatematica

Resumo

O objetivo central deste projeto é investigar publicações e pesquisas no terreno da Educação Matemática, com foco nos diversos modos de adjetivação da matemática, como: matemática escolar, matemática da rua, matemática acadêmica, matemática popular, matemática do cotidiano, etc., com a intenção de verificar se estaria ocorrendo, de fato, uma fragmentação da unidade e/ou diversificação e ampliação do significado desse campo tradicional do saber. A idéia é analisar os registros acadêmicos do fazer matemáticas em diversas práticas sociais e verificar a hipótese central de que esses diversos fazeres não constituem um edifício único de saber chamado de 'matemática', mas esquemas teóricos específicos que indicam as condições de sentido, significados e inteligibilidade de diferentes situações, épocas e lugares da vida. Como as adjetivações aparecem sempre aos pares e em forma de dicotomias, essas dicotomias serão interpretadas a partir da Teoria da Complementaridade de Michael Otte e G. Steiner, com a intenção de transformar a lista de dicotomias em um espectro de significados. Tal abordagem está de acordo com nosso referencial filosófico wittgensteiniano que possui uma perspectiva de alargamento e ampliação dos significados e na força normativa das formulações de cada grupo e não na concepção descritiva da matemática. O referencial metodológico está centrado na Hermenêutica de Profundidade de J. B. Thompson que se assenta na compreensão e interpretação das formas simbólicas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILELA, Denise Silva. Matematicas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matematica. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.