Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae para o aumento da produtividade e floculação condicional

Processo: 04/03106-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Silvia Kazue Missawa
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adh2 | Biotecnologia | Fermentacao | Floculacao | Pet 191 | Saccharomyces Cerevisiae

Resumo

A espécie Saccharomyces cerevisiae é utilizadas para produção de álcool carburante e bebidas, como cerveja e vinho. Em todos os processos fermentativos, a separação das leveduras após o esgotamento do açúcar é a etapa fundamental. Em trabalho desenvolvido anteriormente no Laboratório de Genômica e Expressão (LGE-UNICAMP), linhagens de leveduras de laboratório foram modificadas geneticamente, floculando apenas quando a glicose se esgota completamente. Essa floculação separa naturalmente as células do produto fermentado, rapidamente e sem a necessidade da centrifugação. A patente para esse processo foi solicitada (INPI n00001122), sendo essa uma das 7 patentes até hoje licenciadas pela UNICAMP. O objetivo do projeto é implementar este sistema para a modificação de linhagens industriais de levedura, que possam ser utilizadas na produção comercial. Para isso será necessária a construção de fusões que se integrem estavelmente no genoma das linhagens e que não apresentem seqüências de outros organismos, o que evitará a caracterização desses como transgênicos. Além disso, no caso específico da produção de álcool e cachaça, em que as leveduras são reutilizadas, o processo será implementado com a substituição do gene FLO5 por um novo gene para a floculação, sendo que este codifica uma proteína que perde a capacidade de adesão na presença de açúcares. Adicionalmente, o projeto buscará a deleção do gene PET191 com o objetivo de aumentar a produção de álcool. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MISSAWA, Silvia Kazue. Modificação de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae para o aumento da produtividade de alcool e floculação condicional. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.