Busca avançada
Ano de início
Entree

Biocompatibilidade in vitro de titanio com superficie quimicamente modificada pela deposicao de ca e p.

Processo: 04/05284-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 24 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Adalberto Luiz Rosa
Beneficiário:Rosemeire de Lordo Franco
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Osso e ossos   Titânio   Osteoblastos   Teste de biocompatibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocompatibilidade | Cultura De Celulas | Mineralizacao In Vitro | Osso | Osteoblastos | Titanio

Resumo

O estudo das modificações de superfície do Ti é uma área de pesquisa bastante ativa por existir interesse em tratamentos de superfície que possam acelerar o processo de reparo do tecido ósseo em contato com o Ti. Os aspectos morfológicos da superfície, como topografia e rugosidade, e as propriedades físico-químicas da superfície do biomaterial com a qual os tecidos biológicos irão interagir são fatores importantes durante o processo de osseointegração. Uma modificação físico- química é o revestimento da superfície do Ti com Ca e P, cujo objetivo é acelerar a formação de tecido ósseo em íntimo contato com o implante, por ocorrer uma interação química entre osso e Ca-P. Uma técnica que pode ser aplicada para a obtenção de um revestimento enriquecido com Ca-P é conhecida como anodic spark discharge (ASD). Revestimentos obtidos por este processo apresentam boas propriedades mecânicas e químicas, assim como porosidade controlada em escala micrométrica. No entanto, tais modificações de superfície não foram avaliadas, até o presente momento, quanto à capacidade osteogênica. O objetivo do presente trabalho é investigar o efeito da modificação da superfície do Ti pela deposição de Ca e P sobre a osteogênese induzida por osteoblastos diferenciados a partir de células de medula óssea humana. Para tanto, serão analisados os seguintes parâmetros: adesão, proliferação e viabilidade celulares, medida da formação de proteína total e colágeno, atividade de fosfatase alcalina e formação de nódulos de mineralização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSEMEIRE DE LORDO FRANCO; ROBERTO CHIESA; PAULO TAMBASCO DE OLIVEIRA; MARCIO MATEUS BELOTI; ADALBERTO LUIZ ROSA. Bone response to a Ca- and P-enriched titanium surface obtained by anodization. Brazilian Dental Journal, v. 19, n. 1, p. 15-20, . (04/05284-8)