Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao citogenetica (fish) na sindrome mielodisplasica infantil.

Processo: 04/05534-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Silvia Regina Rogatto
Beneficiário:Cássia Gisele Terrassani Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Peixes   Leucemia mieloide
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bandamento Gtg | Citogenetica | Fish | Leucemia Mieloide

Resumo

A Síndrome Mielodisplásica (SMD) consiste em um grupo heterogêneo de doenças monoclonais e potencialmente malignas da células-tronco (stem celi) hematopoéticas plurípotentes caracterizadas por uma hematopoese ineficiente e inadequada envolvendo, na maioria das vezes, displasia das três linhagens celulares não-linfóides. Esta neoplasia hematológica afeta principalmente indivíduos de meia idade (50-70 anos de idade) e raramente pessoas mais jovens (menos de 5% dos casos). Embora a patogenia da SMD ainda não esteja completamente elucidada, a freqüente associação com anormalidades cromossômicas sugere o envolvimento de oncogenes e genes supressores tumorais na evolução desta doença. Estudos preliminares do nosso grupo evidenciaram deleção envolvendo o gene TP53 e de seqüencia mapeada em 3p25 em relativamente alta freqüência. Este estudo tem como principal objetivo a pesquisa de anormalidades cromossômicas em pacientes pediátricos com diagnóstico de Síndrome Mielodisplásica utilizando as metodologias de citogenética clássica (bandamento GTG) e molecular (FISH) para avaliar estas seqüências além de amplificações no gene ERBB2 em 17q12. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Cássia Gisele Terrassani. Investigação citogenética na síndrome mielodisplásica infantil. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.