Busca avançada
Ano de início
Entree

Variacao de estrutura populacional no tempo: modelo de consequencias geneticas.

Processo: 04/06137-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Vera Nisaka Solferini
Beneficiário:Flavia Fuchs de Jesus
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Características da população   Quaternário   Refúgios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclos Glaciais | Estrutura Populacional | Genetica De Populacoes | Quaternario | Refugios | Teoria De Coalescencia

Resumo

Estruturação populacional é um dos principais fatores moldando os padrões de variabilidade genética no tempo e no espaço. O presente trabalho visa desenvolver modelos, utilizando a teoria de coalescência, para a ajudar na compreensão das conseqüências genéticas de mudanças cíclicas em estruturação e tamanho populacional, como as que teriam ocorrido com as flutuações climáticas Quaternário. Apesar da grande quantidade de dados moleculares sobre espécies que teriam passado por esses processos, ainda não há um modelo teórico adequado que leve em conta essas mudanças cíclicas. Os modelos desenvolvidos neste trabalho deverão contribuir para o entendimento do passado dessas espécies. Alguns resultados já foram obtidos em uma etapa anterior, pressupondo-se alternância entre fases panmíticas e estruturadas. Serão estudados modelos mais complexos, com estruturação genética nas duas fases, de acordo com o modelo de ilhas. Em seguida será construído um modelo mais complexo, com estrutura populacional do tipo "stepping-stones". Será obtida a esperança para tamanho total das genealogias gênicas e, quando possível, também a distribuição de probabilidades para os tempos de coalescência. Será desenvolvido um teste estatístico, para inferências sobre o passado populacional de espécies que teriam passado pelas flutuações climáticas do Quaternário. Os modelos poderão também contribuir no debate sobre a "teoria de refúgios", que foi proposta como explicação para a diversidade biológica nos trópicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Flavia Fuchs de. Modelos com variação de estrutura populacional no tempo e estudo de suas consequencias geneticas. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.