Busca avançada
Ano de início
Entree

Nas cidades, para as cidades e pelas cidades: um estudo da legislacao das ordens mendicantes concernente a pastoral urbana no seculo xiii. legitimacao e moralizacao das praticas sociais.

Processo: 04/12420-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Marcelo Cândido da Silva
Beneficiário:André Luis Pereira Miatello
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Idade Média   História das cidades   Cultura urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Urbana | Historia Das Cidades | Idade Media | Ordens Mendicantes

Resumo

Nesta pesquisa pretendemos revisar e reavaliar a historiografia da formação e desenvolvimento das ordens franciscana e dominicana no século XIII sob o ponto de vista institucional geral, mediante o estudo de quatro documentos legislativos e normativos. Nosso intuito é identificar a especificidade de cada ordem, seus pressupostos filosófico-teológicos, seu plano pastoral e as modalidades de sua execução. Também pretendemos caracterizar as semelhanças e diferenças institucionais e práticas de cada ordem a fim de traçarmos um quadro mais nuançado da implantação das mesmas no ambiente urbano. Intentamos compreender os elementos definidores do discurso franciscano e dominicano presentes nos documentos e que estejam relacionados com a legitimação social e espiritual das cidades. A "personalidade jurídica" das ordens mendicantes se diferenciava do clero secular e monástico, cuja novidade trouxe uma série de dificuldades jurídico-instituicionais para a regularis observantia. Em grande medida os mendicantes precisaram forjar novos paradigmas espirituais e morais para justificarem a cultura urbana contra a visão pejorativa dos demais clérigos; assim pretendemos compreender em que medida eles puderam, de certa forma, se distanciar da "cultura clerical" e se inserir na cultura urbana, disciplinando-a e modelando-a, sem prejuízo a seus propósitos e carismas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIATELLO, André Luis Pereira. A representação do espaço urbano na hagiografia medieval franciscana (Compilato Assisiensis e Memoriale in desideiro animae): perspectivas de uma política social mendicante. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.