Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre o motivo artistico da "figura portando o modelo de arquitetura" na iconografia medieval.

Processo: 04/10368-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luiz Américo de Souza Munari
Beneficiário:Artur Simões Rozestraten
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da arquitetura   Modelagem tridimensional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Da Arquitetura | Iconografia Da Arquitetura | Maquetes | Modelo Tridimensional | Representacao Da Arquitetura

Resumo

A história da modelagem tridimensional na arquitetura anterior ao Quattrocento italiano é muito pouco conhecida, especialmente no período entre a queda do Império Romano do Ocidente e o século XV. Ao longo da Idade Média os vestígios materiais da suposta existência de maquetes de arquitetos são raríssimos. Por outro lado, contrastando com esta escassez, há uma profusão de representações artísticas (mosaicos, afrescos e esculturas) que retratam figuras (Papas, Reis, Príncipes e Santos) portando modelos de arquitetura, particularmente igrejas. Esta pesquisa concentra-se sobre este motivo artístico da figura portando o modelo de arquitetura - relacionando-o à arquitetura real e ao trabalho e papel social dos arquitetos da época - para construir novas hipóteses sobre a questão da modelagem tridimensional na arquitetura. Para tanto esta pesquisa identifica, descreve, analisa e interpreta um corpus iconográfico das representações mais significativas do motivo artístico em foco produzidas entre a queda do Império Romano do Ocidente (séc. V) e o Quattrocento italiano. O estudo iconológico deste motivo considerando suas peculiaridades regionais, suas características plásticas, suas relações formais com a arquitetura real da época, e seus aspectos simbólicos pode certamente trazer contribuições originais à história da arquitetura permitindo uma maior compreensão da modelagem tridimensional e do projeto arquitetônico entre o mundo romano e a Renascença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROZESTRATEN, Artur Simões. A iconografia do portador do modelo de arquitetura na arte medieval. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.