Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo psicanalitico sobre a funcao materna e seus efeitos constitutivos nos primordios da formacao psiquica do bebe.

Processo: 04/11052-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Nelson Ernesto Coelho Junior
Beneficiário:Luciana Pereira Stoiani
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Intersubjetividade   Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Donald Winnicott | Intersubjetividade | Metodo Esther Bick | Psicanalise | Relacao Mae-Bebe | Wilfred Bion

Resumo

Nesta pesquisa estamos interessados em investigar, sob uma perspectiva psicanalítica, o papel da mãe nos primeiros meses do processo de constituição subjetiva do bebê. Nosso objeto de pesquisa é a própria relação entre mãe-bebê. Partindo da hipótese de que os psicanalistas Wilfred Bion e Donald Winnicott entendem a relação inicial entre mãe e bebê a partir de diferentes dimensões intersubjetivas, iremos delimitar e descriminar essas perspectivas a fim de obter um maior entendimento sobre a questão da influência do ambiente (mãe) na constituição da subjetividade do bebê. A metodologia utilizada nesta investigação será o diálogo entre textos teóricos destes autores citados e trechos de observação direta da relação mãe-bebê pelo Método Esther Bick. Entendemos que os fenômenos envolvidos na relação inicial entre mãe e bebê não limitam-se a esse período da vida do ser humano, mas dizem respeito a algo muito primitivo e fundamental que está presente ao longo de toda sua existência. Assim sendo, acreditamos que esta pesquisa trará contribuições tanto para discussões teóricas no campo da psicanálise e da temática sobre intersubjetividade, como também para âmbitos relevantes da prática da psicologia, tais como a clínica da psicanálise e trabalhos preventivos com a dupla mãe-bebê na área de saúde mental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)