Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da influencia do momento da onda folicular sobre a maturacao nuclear e citoplasmatica, fecundacao e desenvolvimento embrionario in vitro.

Processo: 04/08290-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Joaquim Mansano Garcia
Beneficiário:Danilas Salinet de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos   Técnicas in vitro   Técnicas de maturação in vitro de oócitos   Embrião   Fertilização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovino | Embriao | Fertilizacao | Maturacao Oocitaria | Onda Folicular | Producao In Vitro

Resumo

A Produção in vitro de embriões bovinos é uma biotécnica da reprodução que vem sendo muito estudada e utilizada para o melhoramento genético do rebanho nacional. Os animais de raças zebuínas (Bos indicus) constituem a maior parte dc rebanho nacional sendo a raça Nelore predominante e a mais adaptada as condições brasileiras, portanto de fundamental importância na pecuária e economia nacional. Em fêmeas bovinas o intervalo entre dois cios ou estros é denominado ciclo estral. O ciclo estral é dividido em fase folicular e luteal e apresenta em média duas ondas de crescimento folicular. O objetivo deste projeto será avaliarem vacas Nelore a influência do momento da onda folicular na maturação oocitária (nuclear e citoplasmática), fecundação e desenvolvimento embrionário in vitro, e determinar qual o período (durante a primeira onda) seria mais adequado para obtenção de oócitos, por meio da aspiração folicular (ovum pick-up = OPU), que serão destinados à produção in vitro de embriões. Duas hipóteses serão testadas: 1. Os oócitos aspirados no início da onda folicular (dia 2) ou logo após a divergência folicular (dia 4) teriam melhor competência oocitária do que oócitos obtidos em períodos mais tardios da fase de dominância (dias 6 e 8) onde estariam num grau de atresia avançado. 2. A produção de embriões in vitro (quantidade e qualidade) seria mais elevada em oócitos aspirados nos momentos iniciais da onda folicular (dias 2 e 4 ) do que nos períodos mais avançados após a divergência folicular (dias 6 e 8). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Danilas Salinet de. Produção in vitro de embriões derivados de oócitos obtidos em diferentes fases da onda folicular de vacas Nelore(Bos taurus indicus). 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.