Busca avançada
Ano de início
Entree

Garotas indisciplinadas numa escola de ensino médio: um estudo sob o enfoque de gênero

Processo: 04/03845-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marilia Pinto de Carvalho
Beneficiário:Lilian Piorkowsky dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Relações de gênero   Meninas   Ambiente escolar   Baixo rendimento escolar   Fracasso escolar   Disciplina na sala de aula   Transgressão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Medio | Indisciplina Escolar | Relacoes De Genero

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo estudar, no âmbito de uma escola pública de Ensino Médio do município de São Paulo, as práticas e significados produzidos pelos docentes e outros(as) profissionais da escola, em relação à indisciplina escolar de jovens do sexo feminino; assim como práticas e significados em relação a seu comportamento escolar construídos pelas alunas consideradas pela instituição como transgressoras das regras disciplinares. Para tanto, a pesquisa utilizará a metodologia qualitativa com um micro-recorte do social e os seguintes instrumentos de pesquisa: observação participante nos diferentes espaços da escola, entrevistas semi-estruturadas com professores, professoras e alunas e análise dos documentos da escola, especialmente o livro que contém os registros de punições. Como resultado espera-se uma descrição densa, capaz de evidenciar os significados de gênero envolvidos tanto nas práticas disciplinares e punitivas da instituição estudada quanto nas práticas transgressoras das alunas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Lilian Piorkowsky dos. Garotas indisciplinadas numa escola de ensino médio: um estudo sob o enfoque de gênero. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.