Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura dos promotores dos genes IFNg e IL4 e plasticidade do fenótipo Th1/2

Processo: 03/13522-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maristela Martins de Camargo
Beneficiário:Cíntia Raquel Bombardieri
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/02584-2 - O papel da fosforilação de histonas durante a diferenciação de linfócitos T auxiliares, AP.JP
Assunto(s):Cromatina   Fosforilação   Histonas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cromatina | Fosforilacao | Histona | Ifn G | Il 4 | Linfocito T

Resumo

A diferenciação dos linfócitos T CD4+ auxiliares (Th) em sub-populações Th1 e Th2 é fundamental para o desenvolvimento de respostas imunes e depende de diversos fatores, entre eles as citocinas presentes no meio ambiente e a organização tridimensional da cromatina nas regiões promotoras de INF-g e IL-4. Estudos feitos in vivo encontraram dificuldade em reverter o fenótipo de linfócitos Th1/2 diferenciados durante doenças infecciosas crônicas, sugerindo que o tempo de estimulação gênica ou talvez o número de divisões dentro de um mesmo fenótipo sirvam como estabilizadores do mesmo. A estabilidade do fenótipo diferenciado das sub-populacões Th1 ou Th2 determina a eficácia da resposta in vivo de células de memória contra determinados patógenos. A hipótese deste trabalho é testar a (ir)reversibilidade dos fenotipos Th1 e Th2 é dependente do número de divisões celulares ou de alterações epigenéticas dos genes promotores das citocinas características de cada fenótipo, verificando se modificações covalentes como a fosforilação, acetilação e metilação das histonas H3 presentes das regiões promotras dos genes il4 e ifng está correlacionada com a organização tridimensional da cromatina e os mecanismos de (ir)reversibilidade das células diferenciadas nas subpopulações Th1 e Th2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOMBARDIERI, Cíntia Raquel. O circuito p38MAPK/MSK1 influencia o período inicial de diferenciação Th1/2.. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.