Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse, aprendizagem e memória em Danio rerio

Processo: 04/10659-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Luciana Cofiel Marin
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Peixe-zebra   Danio rerio   Histamina   Aprendizagem animal   Estresse psicológico   Memória animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Danio Rerio | Estresse | Histamina | Memoria | Zebrafish

Resumo

Considerável atenção está voltada hoje para a importância da histamina sobre os processos de aprendizagem e memória, no entanto, os estudos realizados até o presente momento ainda mostram resultados contraditórios. O presente projeto de pesquisa terá como objetivo verificar o papel da histamina nos processos de aprendizagem, memória e estresse em peixes da espécie Danio rerio. Para o estudo da aprendizagem e memória, será realizado um experimento de condicionamento operante, de 5 dias consecutivos de duração, no qual os animais terão de associar o corte na aeração do aquário ao oferecimento de reforço positivo. Para o estudo do papel do sistema histaminérgico no estresse e a influência do mesmo na aprendizagem e memória, os animais serão confinados por uma hora no período da manhã em uma área correspondente a 10% da área total do aquário. No período da tarde, os animas serão submetidos aos mesmos procedimentos do experimento 1. Análises de glicose sanguínea serão realizadas e consideradas como indicadores de estresse dos animais. Em ambos os experimentos, os animais receberão injeção intraperitoneal de clorfeniramina, zolantidina, tioperamida ou L- histidina. Os animais do grupo controle serão tratados com salina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L.P.V. COFIEL; R. MATTIOLI. L-histidine enhances learning in stressed zebrafish. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 1, p. 128-134, . (04/10659-0)