Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes de expressao genica na tolerancia ao lps: analise da participacao dos linfocitos b na regulacao genica da sepse.

Processo: 04/07168-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Francisco Garcia Soriano
Beneficiário:Edielle de Sant' Anna Melo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Lipopolissacarídeos   Sepse   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongo Balb C | Citocinas | Expressao Genica | Lps | Macroarray | Sepse

Resumo

A sepse é causada por microorganismos tais como: bactérias Gram-negativas, Gram-positivas, fungos e vírus e está associada a taxas de mortalidade de 40 a 60%. A sepse representa um subgrupo da síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS). A resposta sistêmica a infecção é mediada através de citocinas (TNF-a, IL-1, IL-6, e IL-8) produzidas por macrófagos, que estimulam receptores de órgãos alvo em resposta a infecção. Estes mediadores podem determinar a ativação de diferentes populações de células imunitárias (células T, B e macrófagos) que integra a defesa do hospedeiro. O conhecimento dos mecanismos moleculares da expressão gênica dos fatores moduladores da sepse poderia contribuir para a compreensão da defesa do organismo contra as bactérias, as vias de ação dos sistemas imune inata e adaptativa com desenvolvimento de testes diagnósticos indicadores de resposta inflamatória aguda e agentes terapêuticos específicos. Assim, estudaremos as alterações de populações linfocitárias através de análise de citometria de fluxo. A seguir estudaremos as alterações gênicas e suas implicações no processo de tolerância a LPS nas células linfocitárias. Os linfócitos estão diretamente envolvidos na resposta à sepse, e pela sua vida média e características celulares podem estar envolvidas nesta resposta de tolerância que pode perdurar por até 30 dias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Edielle de Sant'Anna. Alterações de expressão gênica na tolerância ao LPS: análise da participação dos linfócitos B na regulação gênica da tolerância. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.