Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise in vitro do efeito citotoxico de um novo anticorpo trifuncional biespecifico bi20 (cd20xcd3) em diferentes neoplasias linfoides b.

Processo: 04/12217-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Belinda Pinto Simoes
Beneficiário:Otoni Flavio Andrada Verissimo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoterapia   Leucemia linfoide   Anticorpos monoclonais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpo Monoclonal | Imunoterapia | Neoplasias Linfoides | Resposta T Citotoxica

Resumo

Bi20 é um anticorpo biespecífico CD20xCD3 com capacidade de lisar células linfóides B de linhagens celulares e de pacientes com LLC. Sua eficácia em outras neoplasias linfóides B como linfomas não Hodgkin e leucemia linfóide aguda ainda é desconhecido. Sendo capaz também de ativar células acessórias e linfócitos T será importante determinar se o anticorpo tem a capacidade de ativar moléculas de coestímulo na superfície das células tumorais e desta maneira tornar as células mais imunogênicas e o efeito tóxico mais efetivo. Tendo em vista o fato de as neoplasias linfóides indolentes terem uma baixa expressão de CD20 será importante definir se a capacidade citotóxica do anticorpo correlaciona-se com a densidade do CD20 na superfície celular. Outro anticorpo monoclonal monoespecífico anti-CD20 já disponível tem uma correlação direta de efetividade e densidade de expressão de CD20. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)