Busca avançada
Ano de início
Entree

Importancia da regiao av3v e de mecanismos colinergicos e angiotensinergicos centrais para os efeitos cardiovasculares produzidos pela ativacao da area rostroventrolateral do bulbo.

Processo: 04/14205-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Vanderlei Menani
Beneficiário:Alexandre Antonio Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Pressão sanguínea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiotensinergico | Av3V | Colinergico | Glumato | Pressao Arterial | Simpatico

Resumo

A injeção do aminoácido excitatório glutamato na área rostroventrolateral (RVL) do bulbo, assim como a ativação colinérgica ou angiotensinérgica central ativam o simpático e produzem respostas pressoras. A região anteroventral do terceiro ventrículo (AV3V) é importante para respostas cardiovasculares que dependem da atividade simpática. Neste projeto se propõe estudar: 1) os efeitos da lesão da região AV3V nas respostas cardiovasculares produzidas pela ativação colinérgica e angiotensinérgica da área RVL; 2) a possível interação entre mecanismos colinérgicos e angiotensinérgicos centrais com os mecanismos glutamatérgicos da área RVL para o controle cardiovascular. A pressão arterial e a frequência cardíaca serão registradas em ratos não anestesiados que terão a artéria femoral canulada um dia antes do registro. Os efeitos do carbacol (agonista colinérgico) e angiotensina II (ANG II) injetados na área RVL serão estudados em ratos com lesão eletrolítica (1 e 15 dias) da região AV3V ou lesão fictícia. A resposta pressora do glutamato na área RVL será testada em ratos com bloqueio colinérgico ou angiotensinérgico central pela injeção de atropina ou losartan, respectivamente, no ventrículo lateral (VL) ou na área RVL. A resposta pressora do carbacol ou ANG II no VL também será testada em ratos com bloqueio glutamatérgico bilateral na área RVL. Serão testados o baroreflexo (com fenilefrina e nitroprussiato iv) e quimioreflexo (com KCN iv) em ratos com lesão AV3V e com bloqueios colinérgico e angiotensinérgico centrais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)