Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de embriologia em miconia albicans (swartz) triana (melastomataceae).

Processo: 04/12026-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Sandra Maria Carmello-Guerreiro
Beneficiário:Priscila Andressa Cortez
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Germinação de sementes   Genitália   Apomixia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agamospemia | Androesporogenese | Apomixia | Germinacao De Sementes | Sistema Reprodutivo

Resumo

As Angiospermae tem como principal forma de reprodução a sexuada, que envolve a produção e a fusão de gametas haplóides. Entretanto, muitas espécies têm na reprodução assexuada uma forma alternativa ou mesmo obrigatória de reprodução, e, através dela, indivíduos geneticamente iguais à planta-mãe são originados por propagação vegetativa e/ou por agamospermia. A agamospermia é um método alternativo de propagação via sementes, no qual a meiose é incompleta ou ausente e a polinização, muitas vezes, desnecessária. Das cerca de 400 espécies com agamospermia facultativa ou obrigatória reconhecida, a maioria está entre as Gramineae, Asteraceae e Rosaceae, e estudos recentes em populações de Cerrado têm revelado um número crescente entre as Melastomataceae, particularmente no gênero Miconia. Neste trabalho serão estudados indivíduos de M. albicans do Cerrado e da Floresta Atlântica, com os seguintes objetivos: verificar a ocorrência de agamospermia e de grãos-de-pólen inviáveis em indivíduos provenientes da Floresta Atlântica, e, para os dois biomas, identificar a fase de desenvolvimento em que os grãos-de-pólen se tornam inviáveis e a origem do embrião agamospérmico. Para isso serão analisados comparativamente o índice meiótico (normalidade das tétrades polínicas), a viabilidade polínica, a androesporogênese, fases específicas do desenvolvimento do ginófito, a razão óvulo/semente, a produção de frutos e a porcentagem de germinação das sementes provenientes de cruzamentos controlados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORTEZ, Priscila Andressa. Embriologia de Miconia albicans (Sw.) Triana (Melastomataceae), especie agamospermica. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.