Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos espectroscópicos da correlação estrutura-função da enzima diidroorotato desidrogenase de Leishmania major

Processo: 04/13087-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Antonio José da Costa Filho
Beneficiário:Ana Paula da Silva Citadini
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09859-2 - Ressonância paramagnética eletrônica em estudos estruturais de proteínas, peptídeos, biomembranas, polímeros, moléculas modelo e seus complexos com metais de transição, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Leishmania major   Mutagênese sítio-dirigida   Análise de sequência de DNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Correlacao Estrutura Funcao | Leishmania Major | Mutacoes Sitio Dirigidas

Resumo

A síntese de novo de nucleotídeos de pirimidinas é fundamental não somente na síntese de DNA e RNA, mas também na glicólise e biosíntese de lipídios de membrana. A enzima diidroorotato desidrogenase (DHODH) participa da quarta etapa seqüencial desta síntese de novo. O seqüenciamento do genoma da Leishmania major recentemente concluído é o primeiro passo para o entendimento do processo de patogenicidade deste parasita, bem como a identificação de genes e processos que podem representar excelentes alvos para o desenvolvimento de novos fármacos, testes de diagnósticos e vacinas. Dentro deste contexto, o projeto genoma de Leishmania major Friedlin identificou a presença de todos os genes que codificam as seis proteínas envolvidas na via metabólica de biosíntese de novo de nucleotídeos de pirimidinas, incluindo-se a enzima DHODH. No presente projeto, é proposto o estudo da correlação estrutura-função da enzima Diidroorotato desidrogenase de Leishmania major através do uso conjunto de técnicas de DNA recombinante e espectrocópicas, como a ressonância magnética eletrônica, fluorescência e dicroismo circular. O objetivo é explorar as informações disponibilizadas pelo projeto genoma para o estudo do mecanismo de atuação da enzima, chegando-se a um melhor entendimento em nível molecular das mudanças conformacionais ocorridas durante o processo catalítico e na presença de moléculas com atividade inibitória numa abordagem atualmente conhecida como genoma funcional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CITADINI, Ana Paula da Silva. Estudos da dinâmica estrutural da proteína ligante de cálcio S100A12 humana e da lisozima T4. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.