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A producao da politica curricular nacional para a educacao superior diante do acontecimento ambiental: problematizacoes e desafios.

Processo: 04/12799-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Denise de Freitas
Beneficiário:Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Direito ambiental   Educação ambiental   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Direito Ambiental | Educacao Ambiental | Educadores Ambientais | Ensino Medio | Formacao De Professore

Resumo

O intenso processo de institucionalização dos movimentos ecológicos, ocorrido a partir da década de 70, fez-se representar, dentre outros modos, pela produção de diversas ações de defesa ambiental, No Brasil, as décadas subseqüentes foram marcadas por vários avanços legais, constitucionais e institucionais em matéria ambiental, estimulando e reforçando esse debate na esfera pública. Neste projeto de pesquisa, pretende-se compor um panorama de relações entre educação, direito e ambiente, considerando-se essa uma interface que, atualmente, torna-se cada vez mais visível em políticas ambientais e educacionais. Por meio do estudo de documentos concernentes à Educação Ambiental (EA) brasileira, objetiva-se compreender como o campo educativo vem constituindo discursos sobre direitos e cidadania ambiental. No mesmo sentido, visa-se a examinar decisões judiciais produzidas no final dos anos 90 e início dos anos 2000, a fim de analisar jurisprudências relativas a crimes ambientais, procurando mostrar como, no campo, do direito, a questão ambiental é produzida. Os discursos, na perspectiva aqui adotada, visibilizam práticas sociais e, assim, inúmeros saberes e regimes de verdades. Com base nisso, pretende-se compor o cruzamento entre as práticas educativas ambientais e as jurídicas, mapeando elementos que venham a contribuir para a compreensão dos mecanismos e dinâmicas que as relacionam no complexo e heterogêneo campo ambiental. (AU)

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