Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estrutural e funcional da interação física entre eIF5A e LIA1 em S. cerevisiae

Processo: 04/13701-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Sandro Roberto Valentini
Beneficiário:Veridiana Soares Pereira Cano
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saccharomyces cerevisiae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elf5A | Lia1 | Tif51A

Resumo

Apesar do grande número de estudos realizados, a função biológica de elF5A é controversa e indeterminada. Ainda, o papel desempenhado por seu parceiro físico Lia1 também não é conhecido. Dentro desse contexto, a caracterização de Lia1 tornou-se alvo de estudo na minha Pós-Graduação. Parte dos dados gerados nos 20 meses correspondentes ao Mestrado, foram reunidos em uma publicação da qual sou co-autora (Thompson et al, 2003), mas não contribuíram para o estabelecimento da interação funcional entre Lia1 e elF5A. Recentemente, obtivemos sucesso na cristalização de Lia1 recombinante e a determinação da estrutura terciária de Lia1 é um objetivo do presente projeto. Ainda, um estudo revelou que LIA1 é letal sintético com SR09 e ARF1, cujos produtos estão envolvidos na organização do citoesqueleto de actina e na via secretória, respectivamente. Dados obtidos em nosso laboratório revelaram que TIF51A, gene codificador de elF5A, é letal sintético com YPT1, o que conecta elF5A com a via secretória. Além disso, foi demonstrado que os mutantes tif51A-1 e tif51A-3 apresentam despolarização dos cabos de actina na temperatura não-permissiva. Desta forma, através de análises genéticas e físicas, pretende-se revelar as funções das proteínas elF5A e Lia1, esclarecendo seus papéis nos processos aos quais forem relacionadas e ainda, através da análise estrutural de Lia1, conhecer o modo como esta proteína interage com elFSA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANO, Veridiana Soares Pereira. Análise estrutural e funcional da interação física entre eIF5A e suas enzimas modificadoras em Saccharomyces cerevisiae. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.