Busca avançada
Ano de início
Entree

Os efeitos de programas de atenção diversificada às famílias na educação de alunos severamente prejudicados

Processo: 03/01789-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Morgana de Fátima Agostini Martins
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Programas e projetos educacionais   Avaliação de necessidades educacionais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Sistemica | Ensino E Aprendizagem | Ensino Especial | Familias | Programacao De Ensino

Resumo

Considerando a necessidade de pesquisas nacionais que visem a criação, implementação e avaliação de programas de assistência e intervenção psico-educacional junto às famílias de indivíduos com necessidades educacionais especiais e o fato de ter a literatura apontado uma grande variedade de programas para atender as diversificadas necessidades dessas famílias, o presente estudo tem como objetivos desenvolver, avaliar e comparar o efeito de três diferentes tipos de programas. Participarão do estudo 18 famílias de alunos severamente prejudicados que freqüentam uma escola especial. Um estudo preliminar deverá definir os três tipos de programas que serão implantados tendo em vista as necessidades das famílias. Para o estudo será utilizado o delineamento de Linha de Base Multi-elementos no qual, 3 grupos de famílias (A, B e C) serão submetidos a uma seqüência de três diferentes programas de atenção a pais (Programa 1, 2 e 3), com variações na ordem de oferecimento dos programas para cada grupo. Pretende-se comparar o efeito dos 3 programas nos 3 grupos, avaliando se ocorre, ou não, o responder diferencial baseado nos indicadores das variáveis: "interação família-escola", "adesão da família à escola" e no "nível de desenvolvimento da criança" nas diferentes condições experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)