Busca avançada
Ano de início
Entree

A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações de leitura em língua estrangeira

Processo: 03/11630-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Beneficiário:Kátia da Silva Araújo
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proficiência em língua estrangeira   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Leitura | Proficiencia | Tipo De Item

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar diferentes tipos de itens de avaliação de leitura em LE, visando a compreender como variados níveis de exigência atuam na utilização de estratégias de leitura feita1 por leitores com diferentes níveis de proficiência lingüística em LE. Características como abordagem discreta ou integradora serão foco principal de análise, enquanto abrangência do nível de compreensão exigido e formato do item atuarão como variáveis moderadoras do estudo. A metodologia prevista priorizará o estudo do processo de realização dos itens, com análise qualitativa de dados. As contribuições esperadas são maior compreensão sobre aspectos relativos à formulação, realização e correção de avaliação de compreensão em LE, que poderão ser largamente aplicadas dada a vasta importância e utilização desse recurso em áreas como ensino/ aprendizagem de línguas e como instrumento de seleção e ingresso em campos educacionais e profissionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Kátia da Silva. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.