Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das interações entre células endoteliais e de músculo liso vascular sobre processos sensíveis a oxi-redução na hipertensão

Processo: 05/50558-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Beneficiário:Alvaro Yogi
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células endoteliais   Óxido nítrico   Hipertensão   Espécies de oxigênio reativas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Co-Cultura | Crescimento | Inflamacao | Mapk | Oxido Nitrico

Resumo

Doenças cardiovasculares estão associadas a um aumento na produção de espécies reativas de oxigênio (ERO), o que pode contribuir para a lesão vascular na hipertensão. Os efeitos deletérios das ERO são desencadeados por inativação de enzimas mitocondriais e lesão de DNA além de induzirem apoptose, hipertrofia e inflamação via expressão de genes pró-inflamatórios e ativação de quinases ativadas por mitógenos (MAPK). Além disso, o óxido nítrico (NO) reage com - O2- formando peroxinitrito, um potente agente oxidante e nitrosilante. Essa inativação, e conseqüente deficiência, de NO reduz o vasoreiaxamento dependente do endotélio e seus efeitos antiinflamatórios e antiproliferativos. Nossa hipótese é que interações entre células endoteliais e de músculo liso vascular influenciam o estado oxidativo e a patologia vascular na hipertensão. Assim, em nosso projeto, a interação entre CE e CMLV será simulada in vitro plaqueando-se CE e CMLV num sistema de co-cultura de células isoladas de ratos normotensos Wistar Kyoto (WKY) e de ratos espontaneamente hipertensos (SHR). Com este desenho experimental serão investigados marcadores da inflamação e crescimento celular, além da formação de ERO. Os resultados obtidos certamente contribuirão para uma melhor compreensão de como interações entre o endotélio e as células de músculo liso vascular influenciam nos processos dependentes de estresse oxidativo na patologia vascular da hipertensão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YOGI, Alvaro. Mecanismos de regulação e função celular do magnésio na hipertensão induzida pela Aldosterona em um modelo genético de hipomagnesemia: papel dos canais TRPM7.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.