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O documentário vai a Hollywood: a paixão pelo \'real\' e os filmes de Michael Moore

Texto completo
Autor(es):
Lilian Victorino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Roberto Arruda de Menezes; Marina Soler Jorge; Ana Lucia de Freitas Teixeira; Celia Aparecida Ferreira Tolentino; Anderson Ricardo Trevisan
Orientador: Paulo Roberto Arruda de Menezes
Resumo

Esta tese apresenta uma análise sociológica de cinco filmes do cineasta Michael Moore: Roger e Eu (1989), The Big One (1997), Tiros em Columbine (2002), Fahrenheit 9/11 (2004) e Capitalismo: uma história de amor (2009). O principal objetivo da pesquisa foi investigar a particularidade dos filmes de Moore, reconhecido internacionalmente como o cineasta de documentário mais assistido na história do gênero. A partir da construção visual de cada filme, analiso em detalhe: os temas, os grupos formados, os valores sociais, os conflitos, as saídas para os problemas e as diversas construções simbólicas sugeridas para o espectador. Assim, considero que os filmes propõem construções acerca do real que podem ser percebidas e aceitas pelo publico espectador como referências de verdade e de realidade. A tarefa deste trabalho foi desconstruir e mediar o discurso dos filmes por meio de uma leitura sociológica acerca de suas narrativas e das relações sugeridas ao público espectador que conferiu grande audiência as essas obras (AU)

Processo FAPESP: 10/10486-0 - O documentário vai à Hollywood: a paixão pelo "real" e os filmes de Michael Moore.
Beneficiário:Lilian Victorino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado