Busca avançada
Ano de início
Entree


Da história enquanto crítica: abordagem do pensamento kantiano na tese complementar de Michel Foucault, Gênese e estrutura da antropologia de Kant (1961)

Texto completo
Autor(es):
Tiago Viotto da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2015-01-26.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Helio Rebello Cardoso Júnior
Resumo

Estabelecer um ponto de partida para o estudo em torno da ideia de história presente no pensamento de Michel Foucault foi o objetivo que guiou esta dissertação. Para tanto, buscouse seguir, como fio-condutor, a leitura que o pensador francês realizou ao pensamento de Immanuel Kant, especificamente no texto intitulado Gênese e estrutura da antropologia de Kant, tese complementar defendida por Michel Foucault juntamente com a História da loucura na idade clássica, em 1961. Texto este também que, basicamente, tem por objetivo esboçar uma crítica às antropologias filosóficas contemporâneas ao desenvolvimento dos primeiros passos do labor intelectual de Foucault. Ao explorar a tese complementar de Foucault, pode-se estabelecer a hipótese de que este escrito permite definir alguns parâmetros de uma ideia de história que, de modos distintos, permeará o trajeto do pensamento foucaultiano de ponta a ponta e desembocará naquilo que Foucault tardiamente chamará de Ontologia histórica. Esta dissertação, assim, além de seu próprio objeto de estudo, cumpre, também, uma função propedêutica, na medida em que procura escandir todo um terreno para investigações posteriores sobre as relações entre o trabalho de Michel Foucault e a história (AU)

Processo FAPESP: 11/15900-1 - DA HISTÓRIA ENQUANTO CRÍTICA: abordagem do pensamento kantiano na tese complementar de Michel Foucault, Gênese e estrutura da Antropologia de Kant (1961)
Beneficiário:Tiago Viotto da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado