Busca avançada
Ano de início
Entree


Identificação de proteases de Leptospira envolvidas com mecanismos de escape do sistema complemento humano.

Texto completo
Autor(es):
Tatiana Rodrigues Fraga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Lourdes Isaac; Cristiane Rodrigues Guzzo Carvalho; Fernanda Calheta Vieira Portaro; Edimara da Silva Reis; Aline Maria da Silva
Orientador: Lourdes Isaac; Ângela Silva Barbosa
Resumo

A leptospirose é uma zoonose causada por leptospiras patogênicas. Para estabelecer a infecção, estas bactérias desenvolveram estratégias de escape ao sistema complemento. Neste trabalho demonstramos que o sobrenadante de cultura de leptospiras patogênicas é capaz de inibir as três vias do complemento. Observamos que esse sobrenadante possui atividade proteolítica sobre C3, C3b e iC3b, além do FB (via alternativa), C2 e C4b (via clássica e das lectinas). As proteínas C3, C4, C2 e FB também foram clivadas quando soro humano normal (SHN) foi utilizado como fonte de complemento. Demonstramos que as proteases atuam em conjunto com os reguladores do hospedeiro Fator I e Fator H na clivagem de C3b. As clivagens foram inibidas pela 1,10-fenantrolina, sugerindo a participação de metaloproteases. Metaloproteases de leptospira da família das termolisinas foram produzidas como proteínas recombinantes e clivaram C3 no SHN. Concluímos que proteases de leptospiras patogênicas podem desativar moléculas do complemento e são potencias alvos para novas terapias em leptospirose. (AU)

Processo FAPESP: 09/11714-9 - Identificação de proteases de leptospira envolvidas com mecanismos de escape do sistema complemento humano.
Beneficiário:Tatiana Rodrigues Fraga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado