Busca avançada
Ano de início
Entree


Barreiras para a implementação da lousa digital interativa: um estudo de caso

Texto completo
Autor(es):
Rodolfo Fernandes Esteves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2015-03-03.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Cláudio Benedito Gomide Souza; Silvio Henrique Fiscarelli
Resumo

A presente pesquisa, tem como foco principal, o processo de implementação e uso da lousa digital interativa, em uma unidade escolar do munícipio de Araraquara, enquanto uma política pública voltada para a melhoria da educação. Busca-se compreender o processo de incorporação das tecnologias da informação e comunicação, e seu impacto no ambiente escolar, partindo da compreensão das barreiras que impedem o real desenvolvimento das TIC na escola. Levantou-se um detalhado estudo sobre a lousa digital interativa, assim como, suas potencialidades interacionais, tanto para professores quanto para alunos, dando grande ênfase ao desenvolvimento dos hardwares e sua diversidade. Tem como objetivo levantar informações que possam evidenciar apropriação do uso da lousa digital e as possíveis melhorias do processo ensino-aprendizagem por meio desta ferramenta, bem como, realizar um diagnóstico do processo de incorporação, apropriação e utilização no ambiente escolar. Como diagnóstico foram considerados os recursos de hardware utilizados, os softwares disponíveis, o treinamento técnico e metodológico dos professores, e qual o impacto desta tecnologia no cotidiano escolar. Para tanto foi utilizado um conjunto de instrumentos que possibilitaram identificar as condições objetivas de uso das lousas digitais interativa, entre os quais podemos destacar: a) efetividade de uso de hardware e softwares; b) o domínio do professor sobre tecnologia e sobre a ferramenta; c) o potencial das aplicações usadas nas lousas digitais; d) as mudanças efetivas na metodologia de trabalho e didática na sala de aula (AU)

Processo FAPESP: 12/06526-1 - Políticas públicas para melhoria da qualidade da educação: a lousa digital nas escolas municipais de Araraquara
Beneficiário:Rodolfo Fernandes Esteves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado