Busca avançada
Ano de início
Entree


Ética, educação e experiência formativa na temporalidade do presente

Texto completo
Autor(es):
Estéfani Dutra Ramos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Divino José da Silva
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo pensar o tema da experiência vinculado à educação enquanto espaço de formação para a aptidão à experiência. A importância do nosso tema de pesquisa justifica-se pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da experiência resultante do avanço da técnica e do capitalismo, que submeteu o homem a novas formas de dominação impedindo-o de estabelecer um vínculo de sentido com a tradição e, portanto, tornando-o incapaz de narrar e significar suas experiências. Esse diagnóstico pensado no âmbito da educação e da cultura faz com que se predomine na formação um saber-fazer em contraposição ao saber-expressar próprio da experiência no cenário educativo. O nosso intuito é refletir acerca de uma educação que se atente para o empobrecimento da experiência numa época marcada pelos discursos tecnológicos e por uma temporalidade que é regida pela lógica do mercado. Fazemos isso recorrendo às noções de uma poética na educação e do testemunho histórico, pensados por filósofos como Fernando Bárcena e Seligmann-Silva no intuito de analisarmos a importância de uma linguagem da experiência no cenário educativo, como elemento para pensarmos a animação da nossa experiência nesse espaço... (AU)

Processo FAPESP: 11/15251-3 - Ética, educação e experiência formativa na temporalidade do presente
Beneficiário:Estéfani Dutra Ramos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado