Busca avançada
Ano de início
Entree


As ações em educação ambiental realizadas por Organizações Não-Governamentais no estado de São Paulo: alcances e limitações

Texto completo
Autor(es):
André Santachiara Fossaluza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2015-06-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Marília Freitas de Camops Tozoni Reis
Resumo

A atuação de Organizações Não-Governamentais, especialmente na área ambiental e educacional, tem crescido e se tornado mais emblemática nos últmos anos. Apesar de diversos esforços para analisar a qualidade das ações em educação ambiental por elas desenvolvidas, ainda é necessária a realização de trabalhos que as analisem de forma ampla e aprofundada. Por essa razão, o presente trabalho teve como objetivos mapear as Organizações Não-Governamentais (ONGs) Ambientalistas do estado de São Paulo, identificar quais delas realizam ações em sob o prisma das concepções críticas da educação ambiental e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como procedimentos de pesquisa, coletamos documentos e realizamos entrevistas semiestruturadas, ambos analisados com base na Análise de Conteúdo. Encontramos 276 ONGs Ambientalistas no estado, das quais 175 realizam ações em educação ambiental; 44 dessas organizações foram entrevistadas para coleta de dados de ordem quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que as atividades em educação ambiental realizadas por ONGs Ambientalistas no estado de São Paulo tendem a ser conservadoras e pontuais. Além disso, são majoritariamente financiadas pelos chamados 1º e 2º setores da sociedade. Sobre a organização estrutural das ONGs Ambientalistas, os dados mostram que elas tendem a ter gestão democrática e autogestionária. Nossos resultados corroboram com o debate trazido em trabalhos anteriores e fornece dados empíricos para sugerir que o trabalho educacional desenvolvido pelas ONGs tende a ser, apesar de amplo, limitado, e segundo os referenciais críticos de educação e educação ambiental adotados, tendem a contribuir pouco para a criação de uma sociedade ecologicamente equilibrada e socialmente justa, na perspectiva de sua transformação (AU)

Processo FAPESP: 14/08084-1 - As ações em educação ambiental realizadas por organizações não-governamentais no Estado de São Paulo: alcances e limitações
Beneficiário:André Santachiara Fossaluza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado