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Beleza sem medidas? Corpo, gênero e consumo no mercado de moda plus-size

Texto completo
Autor(es):
Marcella Uceda Betti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Heloisa Buarque de Almeida; Isadora Lins França; Laura Moutinho da Silva
Orientador: Heloisa Buarque de Almeida
Resumo

Nos últimos anos o mercado de moda plus-size, segmento especializado em tamanhos grandes, vem crescendo no Brasil e ganhando relativa visibilidade por meio da construção de seus próprios espaços legitimação - como desfiles, ensaios fotográficos, concursos de beleza, marcas e lojas - e da divulgação feita por blogs e veículos de comunicação. As interlocutoras desta pesquisa, mulheres que se identificam como gordinhas, têm acompanhado de perto a expansão deste mercado, atuando como consumidoras ou como profissionais do segmento e defendendo que não é preciso ser magra para se vestir bem e para se sentir bonita e atraente. Um dos principais objetivos desta pesquisa é investigar este recente boom da moda plus-size, mostrando a importância dos eventos do segmento, dos blogs e dos discursos de profissionais e consumidoras. Outro objetivo importante é analisar de que maneira as interlocutoras, frente aos estereótipos que as definem de maneira negativa em função de sua forma física, procuram construir uma imagem mais positiva de si mesmas e de seus corpos, reelaborando discursos de saúde, beleza e feminilidade. (AU)

Processo FAPESP: 12/09032-0 - Beleza sem medidas? Corpo, gênero e consumo no mercado de moda plus-size
Beneficiário:Marcella Uceda Betti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado