Busca avançada
Ano de início
Entree


Educação Matemática e Inclusão Escolar: a construção de estratégias para uma aprendizagem significativa

Texto completo
Autor(es):
José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2015-06-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Klaus Schlünzen Junior
Resumo

A presente pesquisa de mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) e inserida na linha de pesquisa ―Práticas e Processos Formativos em Educação‖. Contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo nº 2012/17539-7. Considerando os pressupostos de uma educação de qualidade para todos, que hoje é parâmetro da Inclusão Escolar, amparada pela legislação educacional vigente, o professor precisa desenvolver métodos e estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa e a participação dos estudantes nos processos de ensinar e aprender. A inclusão escolar está relacionada ao processo de democratização da escola, e dessa forma a preocupação dos docentes deve estar voltada para o ―como‖ fazer para que todos aprendam. Conforme os pressupostos da Educação Matemática, para que todos aprendam significativamente é preciso desenvolver atividades contextualizadas que fazem sentido para os estudantes. Diante dessas premissas o objetivo geral desta pesquisa foi identificar quais as estratégias utilizadas pelo professor de Matemática da sala comum do ensino regular podem favorecer a participação e aprendizagem de todos os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, participantes desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo intervenção... (AU)

Processo FAPESP: 12/17539-7 - Educação matemática e escola inclusiva: a construção de um ambiente potencializador de aprendizagem significativa para todos
Beneficiário:José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado