Busca avançada
Ano de início
Entree


A história da didática no Instituto de Educação Leônidas do Amaral Vieira - Santa Cruz do Rio Pardo (1953-1975)

Texto completo
Autor(es):
Viviane Cássia Teixeira Reis
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2015-06-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Rosane Michelli de Castro
Resumo

Neste texto, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação, desenvolvida, no âmbito do programa de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil - 1827-2011, do qual é decorrente o projeto de pesquisa com a mesma denominação, iniciado em 2012, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da Didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Nesse sentido, tal pesquisa, tem como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar, interpretar aspectos do corpo de saberes, considerado como sendo propriamente da disciplina de Didática no Instituto de Educação Leônidas do Amaral Vieira, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, entre os anos de 1953 e 1975, período de funcionamento desse Instituto e, ao mesmo tempo, período em que coexistiram na região da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP dois modelos de cursos centrados na formação de professores primários; um considerado de nível médio, as escolas normais; outro, de nível superior, o curso de Pedagogia. Ainda, espero contribuir para a produção de uma história da Didática no Brasil que auxilie na busca de soluções para os problemas desse ensino, no presente, e para o desenvolvimento de pesquisas correlatas. Tal formulação se originou da crença de que, pesquisas que buscam sistematizar, analisar, e interpretar aspectos da história das disciplinas nas diversas instituições de formação de professores no Brasil contribuem para uma história dessas disciplinas no Brasil, para uma história da formação de professores no Brasil e, no limite, contribuem para uma história da educação no Brasil. Assim, se justifica esta pesquisa, centrada na história do corpo de saberes considerado como sendo propriamente da disciplina de... (AU)

Processo FAPESP: 12/24245-0 - A história da didática no instituto de educação leônidas do amaral vieira - santa cruz do rio pardo (1953-1975)
Beneficiário:Viviane Cássia Teixeira Reis
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado