Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos da reposição terapêutica central de melatonina em animais pinealectomizados - implicações no comportamento alimentar e peso corporal.

Texto completo
Autor(es):
Rosana Fátima Dantas Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Cipolla Neto; Angelo Rafael Carpinelli; Mario Fernando Prieto Peres; Luciana Pinato
Orientador: Jose Cipolla Neto
Resumo

A melatonina é um hormônio que possui ritmos circulatórios robustos e previsíveis. Em animais pinealectomizados a concentração plasmática de melatonina é abolida e acompanha alterações fisiológicas como resistência à insulina e desequilíbrio entre requerimento e mobilização energética do tecido adiposo. Este estudo objetivou avaliar os efeitos da suplementação de melatonina central, através de injeção intracerebroventricular (ICV). Os resultados obtidos indicam que a pinealectomia, provoca um aumento do consumo alimentar e um considerável aumento de peso. Mostrou-se, ainda, que a reposição ICV de melatonina é capaz de provocar a diminuição do consumo alimentar, assim como uma diminuição expressiva do peso corporal. Observou-se, também, que a administração de melatonina nos animais controles regularizam o peso corpóreo, impedindo o aumento de peso próprio do avançar da idade e que a melatonina foi um agente importante na redução de gordura corporal. (AU)

Processo FAPESP: 10/12947-4 - Efeitos da reposição terapêutica central de melatonina em animais idosos - alterações na via de transmissão do sinal insulínico no hipotálamo, fígado, tecido muscular e adiposo
Beneficiário:Rosana Fátima Dantas Ferreira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado