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Uma nova retórica para a música contemporânea

Texto completo
Autor(es):
William Teixeira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz de Mello Filho; Denise Hortencia Lopes Garcia; Lineide do Lago Salvador Mosca
Orientador: Silvio Ferraz de Mello Filho
Resumo

Este trabalho aborda os vínculos que a música contemporânea mantém com a retórica, dispositivo essencial para a compreensão da música antiga, mas que tem sido deixado de lado na análise de objetos mais recentes. Desse modo, para que a discussão seja coerente a atual realidade, media o estudo o Tratado da Argumentação, escrito por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, obra fundante que reabilitou os estudos da retórica no século XX por atualizá-la ao pensamento moderno. A partir desse referencial serão discutidas as dimensões em que a retórica integra o discurso musical atual, mais especificamente na análise de peças de Luciano Berio e Giacinto Scelsi (AU)

Processo FAPESP: 13/02765-4 - Uma nova retórica para a música contemporânea
Beneficiário:William Teixeira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado