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Academia do choro: performance e fazer musical na roda

Texto completo
Autor(es):
Renan Moretti Bertho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Lenita Waldige Mendes Nogueira; Suzel Ana Reily; Rose Satiko Gitirana Hikiji
Orientador: Vilson Zattera; Lenita Waldige Mendes Nogueira
Resumo

Rodas de choro são espaços destinados à performance musical onde o choro é (e sempre foi) praticado. Tiveram início no Rio de Janeiro, no final do século XIX, e se expandiram gradativamente. Atualmente manifestações dessa natureza são realizadas em diversos estados do Brasil e em outros países. Este trabalho é sobre a performance e o fazer musical de uma roda de choro que acontece quinzenalmente na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Participo desta prática como flautista desde 2011 e pouco a pouco surgiram as seguintes inquietações: Por que músicos profissionais e amadores de variadas idades, mas sobretudo jovens, se encontram quinzenalmente em um bar para tocar choro? Quais são as características, as condutas e os códigos que regem este fazer musical? Como mapear a performance da roda e compreender de que maneira os músicos participam? Para tratar destas questões optei pelo uso da etnomusicologia como método na construção dos dados e como suporte teórico e epistemológico na reflexão sobre os mesmos. Ao longo da pesquisa foram produzidas fotografias e vídeos, resultados tanto da minha vivência musical quanto do meu olhar enquanto pesquisador. Assim, apresento como resultado uma descrição etnográfica com intuito de compreender como as pessoas fazem música em um determinado espaço (AU)

Processo FAPESP: 13/08972-1 - Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos
Beneficiário:Renan Moretti Bertho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado