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A escrita pianística nas canções de Ernst Mahle

Autor(es):
Eliana Asano Ramos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Adriana Giarola Kayama; Angelo José Fernandes; Cristina Martins Fargetti; Wladimir Farto Contesini de Mattos
Orientador: Maria José Dias Carrasqueira de Moraes
Resumo

Esta tese tem como objetivo principal investigar a escrita pianística nas canções de Ernst Mahle, tendo como referência suas canções para voz e piano com texto secular. O modelo de análise é derivado de Stein e Spillman (1996), cujo proposto para a análise dos Lieder está baseado na interação texto e música. Visto que Mahle emprega uma linguagem musical abrangente, combinando modos e escalas tradicionais a estruturas atonais, a abordagem teórica empregada é baseada em Kostka (2006) e Straus (1990, 2013), com a aplicação da teoria dos conjuntos no exame das estruturas atonais. O exame dos dados resultantes das análises permite a verificação de elementos característicos na escrita pianística do compositor e oferece subsídios para uma performance das canções, a qual está registrada em CD anexo a esta tese. O trabalho contribui para a pesquisa acadêmica e para o alargamento da bibliografia existente, propondo uma reflexão a respeito da interpretação da canção de câmara brasileira dos séculos XX e XXI a partir do estudo das obras de Ernst Mahle. (AU)

Processo FAPESP: 11/01435-5 - A escrita idiomática para piano nas canções de Ernst Mahle
Beneficiário:Eliana Asano Ramos
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado