Busca avançada
Ano de início
Entree


OMP29 de Aggregatibacter actinomycetemcomitans: análise filogenética, interação com proteínas de matriz e resposta de células epiteliais.

Texto completo
Autor(es):
Maike Paulino da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcia Pinto Alves Mayer; Marinella Holzhausen Caldeira; Waldir Pereira Elias Junior; Rita de Cassia Cafe Ferreira; Luciana Saraiva
Orientador: Marcia Pinto Alves Mayer
Resumo

OMP29 é uma das principais proteínas de membrana externa de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (Aa) e está associada à invasão de célula epitelial gengival (CEG). Os objetivos deste estudo foram: analisar filogeneticamente omp29 e omp29 parálogo (omp29par), em cepas de Aa; determinar a interação de OMP29 com proteínas de matriz extracelular e o efeito da sua interação com CEG, pela avaliação da expressão gênica e produção de mediadores inflamatórios. Variações filogenéticas foram observadas para omp29 e omp29par, bem como para os seus promotores e estas relacionam-se com os sorotipos. A proteína recombinante OMP29his interagiu com fibronectina plasmática e celular (p<0,05), mas não com os domínios F30 e 45 ou com colágenos tipo I, III, IV e V, fibrinogênio, laminina e plasminogênio. A interação das mutantes de Aa deficientes em omp29 e/ou omp29par (obtidas pelo sistema LoxP/Cre) e OMP29his com CEG OBA-09 demonstrou que OMP29 regula positivamente il-18 e negativamente il-6r e il-8 (p<0,05). Os dados sugerem que OMP29 está envolvida na evasão do sistema imune. (AU)

Processo FAPESP: 11/18683-1 - Aggregatibacter actinomycetemcomitans: perfil de transcrição gênica de isolados clínicos e papel da resposta imune contra omp29 na indução da periodontite experimental em animais.
Beneficiário:Maike Paulino da Silva
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado